ODONTOPEDIATRIA

 

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária, que visa o atendimento de crianças, adolescentes e pacientes portadores de necessidades especiais.

 A nossa função consiste em acompanhar, orientar e tratar crianças desde a fase gestacional até a adolescência. Proporcionando, assim, através de uma componente preventiva e interventiva a manutenção de uma boca sã, estética e funcional até a fase adulta. O objetivo de um tratamento precoce deve ser o restabelecimento das condições normais para um saudável crescimento e desenvolvimento. O sucesso do tratamento odontopediátrico passa por uma atitude positiva da criança e dos responsáveis, para com a prevenção e manutenção da saúde oral.

Os cuidados com a higiene oral infantil, devem iniciar-se com conselhos pré-natais aos pais alertando para a importância da manutenção de uma boa saúde oral, promovendo o melhor desenvolvimento da dentição da criança.

Desde cedo, podem surgir os problemas dentários, pelo que se recomenda que a primeira consulta se realize a partir do momento que erupcionam os primeiros dentes, entre os 6 meses e 1 ano. Assim, pode -se observar o estado de saúde oral da criança e informar os pais sobre as melhores atitudes preventivas a implementar, bem como, detetar hábitos prejudiciais (sucção digital, chupeta).

O odontopediatra, tem a formação especifica necessária para lidar com a ansiedade da criança o que se torna fundamental no atendimento, pois esta necessita de uma atenção especial e cuidada, através de um ambiente agradável e acolhedor, para que a visita ao dentista possa ser educativa e positiva.

Saúde oral na Grávida

No período de Gravidez, pode verificar-se um maior sangramento gengival e dor, que se devem ás alterações hormonais, podendo mesmo agravar-se se não existirem cuidados de higiene oral. Uma higiene oral cuidada previne o aparecimento de infeções na cavidade oral, cujos, microrganismos podem infetar o bebé.

Em situações de dor dentária, a grávida deve consultar o seu médico dentista, para que lhe sejam feitos os tratamentos necessários e seja prescrita a medicação adequada, o ideal seria no segundo trimestre de gestação. Os tratamentos dentários podem ser efetuados durante o período de gravidez, mesmo caso necessite de anestesia, contudo o ideal seria programar as consultas com o seu médico com a finalidade de prevenir complicações durante o período da gravidez.

Usamos cookies no nosso website para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.
Ver mais em política de privacidade

Strict Standards: Non-static method App_Util::is_old_browser() should not be called statically in /home/cmeb/public_html/shop_3/basefunc/runtime.func.php on line 53