Especialidades
Oclusão e dor orofacial
A oclusão dentária é a forma como os dentes se relacionam entre si. A oclusão dentária ideal caracteriza-se pela correcta relação dos maxilares e dos dentes entre si, o que permite a realização das funções orais como a mastigação, a fonética e a estética do sorriso.
A oclusão dentária incorrecta pode levar à alteração destas funções, bem como em alguns casos a uma disfunção temporo-mandibular, que se traduz por um funcionamento anormal das articulações temporo-mandibulares e da musculatura associada.
A Disfunção Temporo-Mandibular pode manifestar-se com dores e cansaço dos músculos da face, dores articulares, dores e desconforto na mastigação, ruídos e estalidos durante o movimento de abertura da boca, dores de cabeça (cefaleias) e ouvidos.
A oclusão dentária incorrecta aumenta o risco de Bruxismo – hábito de ranger os dentes – que por sua vez aumenta a susceptibilidade para desenvolver uma Disfunção Temporo-Mandibular. O bruxismo também está associado ao stress e provoca o desgaste dentário.
Dra. Ágata Carvalho
Responsável pela Unidade de Ortodontia, Oclusão e Dor Orofacial